Artist Book, 2020.
Através do visionamento do filme 2001 - Odisseia no Espaço, o conceito que quis adaptar para o meu livro de artista foi o Desconhecido. Na minha opinião este tema não podia ser representado com formas figurativas, que as formas geométricas trariam mais mistério a este tem.
O Desconhecido pode ser mostrado aos poucos como é feito neste livro, dá umas pequenas pistas do que poderá ser. Podemos não perceber totalmente o que nos é apresentado, mas começamos a descobrir algo ao longo do livro.
Este tema também cria muita curiosidade no ser humano, tornando-se até a missão de alguns descobrir o que ainda não se conhece. Tanto o passado como o futuro que pertence a cada um, cheio de fissuras em busca das peças que as preencham.
Algo que está presente em algumas páginas é o código morse. Queria utilizar uma linguagem pouco conhecida atualmente, mas que não tivesse demasiados pormenores dificultando a sua leitura. Também mantém a mensagem que o que desconhecemos pode estar mesmo á nossa frente, e que por ainda não o percebermos, não o conseguimos descodificar.
O formato do livro torna-o um objeto mais estranho suscitando assim curiosidade em quem o toque ou maneje.
Coloquei o livro dentro de uma caixa para começar com o espírito de descoberta, permite o visionamento de um pouco do livro. O livro abre numa espécie de leque possibilitando outra perspetiva do livro de artista, se calhar até mais enigmática do que inicial.
O uso de uma paleta monocromática ajuda a pesquisa ocular pelas páginas, evita que exista um elemento colorido que se destaque, tornando cada página na sua própria composição.
“Artist Book”, 2020. Vários papéis e cartões, 21,5 x 11,5 cm.
Livro de Artista
Published:

Owner

Livro de Artista

Published:

Creative Fields