“Just as news can nowadays potentially be consumed anytime and everywhere, it can also be avoided anytime and anywhere”(Villi et al., 2022, p. 148). Segundo o artigo “Taking a break from news” (ibid.), nesta nova era digital existe uma constante competição entre notícias e entretenimento nas redes sociais: para aqueles que procuram ler notícias, as plataformas digitais oferecem uma grande diversidade; para aqueles que não se interessam, os algoritmos compactuam com o “news avoidance” e apresentam ao utilizador outro tipo de conteúdos.Evitar ler notícias tem um impacto negativo no conhecimento político e cívico dos cidadãos, bem como um impacto negativo no sector da imprensa. No entanto e felizmente, é cada vez mais de forma esporádica e seletiva que a população evita ler notícias, em vez de permanentemente (Villi et al., 2022, pp. 150 -151). Um dos fatores que leva a isto é a enorme quantidade de notícias a que somos expostos diariamente –deixando-nos num estado denominado de“fadiga de notícias” (tradução nossa, ibid.)

Estaremos nós cansados das notícias ou da desgraça?

Segundo Tara Rodgers(2015) a arte é inerentemente política pois modula e é modulada por relações de poder. Um trabalho artístico tanto pode adotar ações políticas de forma explícita, como fazê-lo de forma colateral, i.e., tanto pode expressar uma dada ideia de forma direta ou como pode conter ideais não na obra de arte em si, mas, por exemplo, na forma como esta é produzida. 

Estaremos nós desapontados com as notícias ou com a humanidade?

Não temos resposta às perguntas que fazemos, mas propomo-nos a criar um projeto que viva da consciência da desgraça, da fadiga e da necessidade de indiferença como mecanismo de sobrevivência.
Arduíno & Arduino IDE

A um Arduíno Uno encontram-se ligados dois sensores ultrassónicos HC-SR04. O utilizador interage com eles aproximando e afastando as suas mãos destes dois sensores, que se encontram apontados para o teto (um do lado direito e outro do lado esquerdo). O código carregado no Arduíno faz a leitura dos valores dos sensores, que dizem a quantos centímetros se encontra a superfície mais próxima. Após cada leitura, que acontece constantemente com um delay de apenas 50 milissegundos, os valores são enviados para o Max MSP através da porta serial. Importante será referir que para a leitura dos sensores ultrassónicos foi necessário o uso da biblioteca New Ping. Inicialmente, a nossa intenção era ligar as luzes através de um controlador dmx que por sua vez seria controlado pelo MadMapper. Contudo tivemos problemas de conexão com o controlador dmx e acabámos por ligar uma outra fita de leds ao arduíno. Deste modo, foi necessário acrescentar código ao projeto do Arduino IDE, fazendo uso da biblioteca Adafruit_NeoPixel. Em suma, o sensor do lado esquerdo ativa a cor azul, o sensor do lado direito ativa a cor vermelha e uma média das distâncias controla a cor verde. 

Max MSP 

Os valores dos dois sensores ultrassónicos entram no Max MSP através da porta serial e é aqui que são avaliados e mapeados de forma a controlarem quase toda a instalação. Caso exista interação, por exemplo, caso o valor enviado por pelo menos um dos sensores seja menor que 30 (ou seja, 30 centímetros) e maior que 3, abre-se uma gate que passa os valores dos sensores para os sliders; estes valores são mapeados de forma a controlarem o volume stereo de uma música ritmada e alegre, que corre em loop. Deste modo, o sensor que se encontra do lado esquerdo controla o left da panorâmica stereo, e o sensor que se encontra do lado direito controla o right; quanto mais próxima a mão estiver do sensor, mais alto é o volume que sai da coluna correspondente. Caso não exista interação, a gate fecha e é enviado um valor de volume 0 para os sliders – a música deixa de ser ouvida. Estes mesmos valores são ainda enviados para o Mad Mapper através do protocolo OSC, de forma a controlarem a intensidade da luz da fita de LEDs. Simultaneamente, caso não exista interação, é ativado um metrónomo que envia bangs para o Node RED através do protocolo OSC e é enviado um trigger para o Mad Mapper que desativa a fita de LEDs e ativa a visualização das notícias. Quando existe interação, sucede-se o oposto: o metrónomo pára, ou seja, o Node RED deixa de receber bangs, e um novo trigger no MadMapper liga a fita de LEDs e desativa a visualização das notícias.

Node RED 

Os bangs que chegam do Max MSP ao Node RED veem o seu payload transformado em timestamp, de forma a realizarem http requests à seguinte API de notícias: https://newsapi.org/ . Ainda antes do pedido à API ser efetivado, é criada uma função que adiciona ao timestamp um tópico. Este tópico entra no pedido http com o objetivo de serem recebidas notícias cujo tema corresponde ao valor do tópico. O tema vai-se alterando ao longo do tempo, algo conseguido através do uso do nó counter e da função que lhe segue: ao fim de 9 http requests com um dado tema, o programa passa para o seguinte - definimos apenas quatro, pelo que ao fim de 36 http requests volta-se ao tema inicial através da função “reset counter”. Após ser recebida a resposta da API no formato de objeto JSON, a informação é dividida e selecionada de forma a criarse uma array cujos indexes correspondem ao título de uma notícia. Também através de um nó counter e da função que lhe segue, a cada novo http request avança-se no index da array, até um máximo de 9. Conforme o index selecionado pelo counter, o título da notícia que lhe corresponde é enviado por OSC para o Mad Mapper, em formato string para que seja projetado. Não obstante, para efeitos de teste da API é possível utilizar o botão que se encontra na Dashboard do Node RED para fazer chamadas à API.

Mad Mapper 

No Mad Mapper existem três layers referentes às diferentes respostas da interação do utilizador. O layer ‘Título Noticia’ que remete ao momento onde não há interação com os sensores, é caracterizado por uma cue na sua visibilidade que está ligada a um OSC adress ‘/triggerNoticias’, que permite analisar se está a haver interação ou não. Ainda neste layer criou-se outra cue com um OSC adress ‘/noticia’, desta vez ligada à caixa de texto do media Text Generator, de forma a que este leia os dados/notícias da API e mostre ao utilizador a notícia que foi gerada. Os layers adicionais são designados de ‘SensorR_Fixture’ e ‘SensorL_Fixture’ e controlam as LEDs através da cor. Estas têm como OSC adress, respetivamente, ‘/sensorRIntensidade’ e ‘/sensorLIntensidade’, que recebem os dados de distância do Max MSP. No entanto, conforme os problemas que foram surgindo com a ligação de DMX com as LED’s, acabou-se por alterar a implementação destas de forma a estarem ligada diretamente ao Arduino o que fez com que o último parágrafo deste relatório se tornasse nulo à realidade atual do projeto no Mad Mapper.
apolo
Published:

Owner

apolo

Published: