Solstício
Para fechar o ciclo anterior de desenvolvimentos artísticos que iniciaram-se no solstício de verão no hemisfério sul em 2019 e finalizaram-se junto ao solstício de inverno no hemisfério norte em 2020, iniciei a busca por uma ideia de um projeto de fechamento.
Quando não sabemos muito bem como solucionar um problema, existe um ditado popular que aconselha: “comece arrumando suas gavetas”. Foi então, recorrendo à gaveta, tanto literalmente quanto metaforicamente, e aos haveres que nela estavam guardados, que me deparei com um rico material resultante do processo de criação dos projetos anteriores, desde os registros das ideias e reflexões, como também esboços, desenhos e impressões dos versos das gravuras utilizadas. Todo esse material foi coletado e reunido em dois suportes: um livro de artista a ser apresentado para uma seleção internacional sob o tema Jardim de Bolso e também uma instalação em formato de gaveta apresentada na terceira exposição do doutoramento: A apologia da crise (sobre o desconforto da centralidade – agonia ou resistência)

Solstício de verão
Solstício de verão é um livro de artista que encerra um conjunto de projetos desenvolvidos ao longo de um ano que refletem um contexto sentimental onde a saudade de casa e a necessidade de me colocar presente estavam latentes e houve um exercício constante do “Estar Presente”, uma busca relevante no momento de vida pessoal, no qual busco através do Yoga manter a atenção fixada no agora, de forma tranquila e clara. 
Neste livro busquei reunir partes do processo de concepção dos projetos, desde os registros das ideias e das reflexões, como também esquiços, desenhos e impressões dos versos das gravuras.
O livro de artista Solstício possui páginas de diferentes formatos e papéis, fotocópias em papel transparente do meu caderno de estudos, em que há esboços e anotações feitas ao longo do processo criativo dos trabalhos anteriores, combinadas com papéis de seda utilizados para proteger a prensa, onde ficaram impressas os versos das gravuras. Todo o material recolhido serviu de substrato para a germinação deste memorial, um jardim de bolso, que me permite revisitar meu jardim inspirador e o processo criativo dos projetos anteriores que também possuem esse jardim como tema. 
Desenvolvido no formato 15x15cm, buscava corresponder à limitação sugerida pela convocatória do Festival de Livro de Artista e Pequena Edição em Barcelona, como também manter o tamanho aproximado do caderno de estudo. Os textos introduzidos à caneta dourada são reflexões sobre o próprio livro Solstício agregando a ele um caráter de caderno de estudo e reiniciando o ciclo processual. 
O tempo decorrido desde o início do desenvolvimento destes projetos me fez perceber a minha própria dualidade entre os hemisférios norte e sul, o da luz e o da sombra, o da presença e o da ausência, e, assim como o sol, também transito entre eles. Sendo então o solstício um momento ligado ao ciclo solar ao longo do ano e à sua trajetória aparente ao redor da Terra, este livro é também uma homenagem a este percurso e uma celebração da presença e da vida. 
Solstício de inverno
Solstício de inverno é uma instalação em formato de gaveta que pretende representar este lugar onde as coisas como a memória, as ideias, as inspirações e os afetos se guardam. Também possui fotocópias do caderno de estudos, sobrepostas às impressões dos versos das gravuras, há uma luz ao fundo que acesa realça as sobreposições que além de valorizar o rico conteúdo guardado na gaveta antiga também comporta um caráter intimista. 
O fenômeno solstício é um momento que se relaciona ao ciclo solar ao longo do ano, à sua trajetória aparente ao redor da Terra. Tanto o solstício de inverno e o solstício de verão são momentos de reflexões sobre a luz e a sua importância em nossas vidas. Este projeto final, nomeadamente Solstício, associa-se à saudação ao Sol e à gratidão por sua presença. É composto por dois trabalhos diferentes porém complementares pois encerram este ciclo de modo a valorizar, não o fim nem o início, mas sim o meio, ou seja, o desenrolar do processo criativo. Este projeto é então uma homenagem a este caminho percorrido até aqui, como também uma celebração à presença e à vida.

Solstício
Published:

Solstício

Published:

Creative Fields