Monda
A monda cresce todo dia, e exige que ao menos uma vez por semana seja feita sua retirada. É um dia inteiro de trabalho, a arrancar monda, sob o sol, ao vento, ou neblina. A monda tem que ser feita. E pra ser eficiente, pode ser feita em conjunto. Solitária, a monda é um trabalho repetitivo e reflexivo, que permite ouvir o barulho do vento, dos insetos e dos pássaros. Permite ver o alimento crescer. Permite ver os outros a trabalhar, escutá-los e aprender com eles.

Durante o cultivo há várias etapas, mas a monda é aquela em que eu mais me envolvo. Gosto de contemplar as espécies, formas, cores, raízes, folhas. No verão passado recolhi várias para registrá-las, fiz fotografias, desenhos e monotipias. A partir deste processo brotaram os seguintes trabalhos: 

MONDA - XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 2022
Um painel com dimensão de 140x170cm, composto por 54 monotipias feitas a partir da monda do campo impressa com tinta acrílica sobre papel 80gms.

Este trabalho integra o tema da XXII Bienal de Cerveira "Devemos agir!" pois a monda, o ato de limpar as ervas-daninhas do campo, é uma atividade que faz parte da rotina de quem cultiva o próprio alimento e valoriza o trabalho menos agressivo ao ambiente, mas também, em um aspecto mais filosófico, é um processo analítico e reflexivo do próprio ser humano que seleciona o que é bom e mau durante o seu crescimento.
Monda - Amalgama
Outro trabalho foi uma gravura impressa em xilogravura e serigrafia, editada em 50 cópias para integrar uma caixa com trabalhos de 50 artistas participantes da quinta edição da Amalgama Gráfica Internacional, Bilbao, Espanha. Imprimi esse trabalho em dois ateliês diferentes. A xilogravura foi impressa no Ateliê da Matriz, onde trabalhei em conjunto com outras duas artistas integrantes do projeto, Mami Higushi e Julia Pintão, esta última eu fui impressora da sua gravura. Foram 10 dias trabalhando juntas para finalizar o trabalho até à data de envio. Já a serigrafia foi impressa pela artista Joana Paradinha em sua oficina de trabalho, onde desenvolvo a maior parte dos meus projetos.

En un huerto, junto con el alimento que se sembró, crecen una amalgama de hierbas que se mezclan con él. “Monda” es el acto de estar atento y activo para elegir lo que prevalezca en este espacio. El proceso creativo es también la “monda” de las ideas.
Monda
Published:

Monda

Published:

Creative Fields