Welington Vainer's profile

Didático - Brincadeiras infantis - Parte 1

•    P  A  R  T  E    1   
Série de ilustrações desenvolvidas para objeto de aprendizagem
da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia,
do curso de Licenciatura em Geografia
da Unicesumar EAD / Vitru Educação.

. . . .

Design Educacional: Giovana Cardoso   |   ​​​​​​​Coordenação: Daniele Corrêa   |   Ilustrações: Welington Vainer
HISTÓRIA DA SERPENTE

Esta brincadeira é uma manifestação coletiva elaborada a partir da cultura popular. Para realizá-la, uma criança será responsável e fará o papel da serpente, cantando a "Música da Serpente", enquanto as demais ficam ao redor. Enquanto canta, a serpente escolherá uma criança para fazer parte dela. Então, a criança deverá passar por baixo das pernas da serpente e, a partir daí, fará parte do rabo, segurando na cintura da serpente. E assim sucessivamente, até todos serem escolhidos e formarem uma grande serpente. Esta brincadeira desenvolve na criança os aspectos de lateralidade, noção espacial, movimentos com o próprio corpo, explorando-o, ao ritmo da música, e estruturação dos movimentos corporais.
CACIQUE PEGADOR

 Para iniciar, um grande círculo é traçado no espaço onde acontecerá a brincadeira e os jogadores serão divididos em dois grupos iguais. Sorteia-se um dos jogadores das duas equipes para ser o cacique, que ficará sentado no chão, dentro do círculo central, e os demais jogadores ao redor, fora do círculo. Dado o sinal de início, os jogadores aproximam-se do cacique para provocá-lo. Ele se levanta e corre em perseguição deles, sem sair do círculo, tentando prendê-los. A brincadeira estimula, exige e potencializa aspectos como: atenção, concentração, deslocamento espaço-temporal, coordenação motora grossa, equilíbrio e senso de ritmo. 
CAÇA AO TESOURO

 A brincadeira consiste em organizar os participantes em dois grupos e explicar que cada um deles receberá as pistas para encontrar o seu tesouro. Proporciona à criança o desenvolvimento da leitura do espaço vivido, compreendendo fronteiras e limites, a compreensão das noções de localização espacial (atrás/frente, embaixo/em cima, longe/perto) e o desenvolvimento da lateralidade.
CAUDA DO DRAGÃO

Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana, com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. A brincadeira contribui com desenvolvimento da criança nos seguintes aspectos: estímulo da percepção e da atenção, raciocínio lógico, elaboração de estratégia, coordenação motora, raciocínio espacial e lateralidade. 
O  b  r  i  g  a  d  o  !

. . . .

Follow me on Instagram for more insights!
Didático - Brincadeiras infantis - Parte 1
Published:

Didático - Brincadeiras infantis - Parte 1

Published: