William Louro da Silva's profile

VFX - Aspirador WAP Magic (2023)

VFX - Aspirador Magic WAP (2023)
Baseado nas referências e necessidades da filmagem do produto, gravamos e identificamos planos que teriam como finalidade a aplicação de efeitos junto a modelos 3D, e também planos que poderiam ser aperfeiçoados na pós para ajustar algum detalhe de gravação. Com isso, levantei estudos de criação de efeitos visuais do zero para aplicação no vídeo, enquanto era desenvolvido por outro profissional os modelos e animações 3D necessárias.

No caso específico, os efeitos necessários para os projetos eram:

1 - Rastros de luz como se o produto estivesse sugando partículas de energia,
2 - Ciclone de partículas dentro do motor,
3- Manipulação de imagens de alguns planos que foram gravados com o aspirador desligado por conta da presença de animais em cena,
4 – Apagar um adesivo presente no produto,
5 – Simular a luz UV do produto em um plano frontal,
6 – Fazer a composição e mesclagem dos 3D entregues junto ao vídeo original + adicionar partículas 2d no modelo.


Efeito 01 - Rastros
Esse efeito seria utilizado como base inicial, já que além de ser o maus básico dos vfx estudados, seria utilizado também para fazer o ciclone e ser aplicado sobre os 3D. Nos estudos percebi que seria relativamente simples de fazer, usando uma técnica semelhante a rastros de luz feitos no fundo do vídeo eram semelhantes a uma experiencia prévia com vfx do vídeo para a marca WAAW do fone Energy100.

​​​​​​​
É exatamente o mesmo princípio de uma malha de ruído gerado pelo software, com efeitos de coloração e brilho e distorção para se atingir a forma que se quer. No caso, a distorção era radial e a composição mais sutil como background.

Para o vídeo do Magic foi estudado uma composição para aplicação mais dura/direta, contando com auxílio e opinião de pessoas do time de vídeo e de design para atingir um tamanho ideal dos rastros de luz.}

O efeito também exigia uma distorção mais complexa, e tinha a necessidade que o efeito aplicado seguisse o bocal do aspirador e desse a impressão de afunilamento.

Foi estudado uma forma de distorção de malha, fazendo também a programação para que um efeito controlasse a malha de 4 camadas diferentes que compunham as partículas da animação

Em vermelho a esquerda, elementos responsivos a um script de controle do efeito, em um dos estudos para manipulação das partículas (possível ver a direita).

 Ainda em testes ficou claro que teria uma demora de até 40 minutos para exportar 6 segundos. Para otimizar esse tempo, fiz a pré-renderização das partículas sem distorção, o que permitiu mais agilidade no processo como um todo. Desta forma, junto a o rastreamento e mapeamento 3D dos planos filmados, apliquei os efeitos em planos do aspirador em movimento.
Efeito 02 - Ciclone
Fiz um estudo de como gerar partículas que simulassem um redemoinho. Além de deixar o rastro, a complexidade era desenvolver um método que fizesse as partículas ficarem atrás do motor em momentos específicos para simular a profundidade do movimento. Consegui o efeito almejado controlando o número de partículas geradas quando o ponto de origem estava atrás do motor.  Após esse efeito, o estudo partiu para a manipulação das linhas geradas para o Efeito 01. Algumas alternativas foram desenvolvidas, testando também uma distorção mais elaborada da malha do efeito. Testei como ficava os dois efeitos juntos, movimentos do efeito etc. Testei também formas de aplicar a linha atras e na frente do motor.
A aplicação final seguiu o mesmo princípio da distorção de malha junto as partículas em redemoinho, usando então uma máscara de difusão no motor para que ele ainda aparecesse junto a um efeito de brilho externo e interno para trazer a ideia de energia e força do efeito.
Este mesmo efeito ainda foi usado de base para outros produtos, como o aspirador WAP High Speed Plus
Efeito 03 - Composição (Roll aspirador)
Devido a presença de animais no set, alguns planos foram gravados com o aspirador desligado. Usando outros planos detalhes do produto, fiz um recorte com máscaras e um redimensionamento 3D para encaixar o plano detalhe sobreposto ao rolo parado. O mesmo feito para o recipiente com efeito ciclone.  Em um plano com movimento em curva do produto, também foi necessário ajustar os reflexos no vidro do recipiente, mas as opções de mesclagem com uma manipulação dos níveis permitiram isso ser feito sem grandes dificuldades. ​​​​​​​
Efeito 04 - Composição (Retirar adesivo do produto)
Alguns takes tinham uma fita adesiva nas laterais do produto. Foi feito um trabalho de usar partes diferentes do produto, frames congelados, e toda uma articulação complexa quando havia planos com movimentos de câmera que mudavam completamente a perspectiva do produto.

Também usei de referência um chaveamento de luminosidade, já que o adesivo era mais claro que o resto do produto. Junto a máscaras, consegui chegar a composições satisfatórias onde não percebemos a intervenção.
​​​​​​​
Efeito 05 - Luz
Usando rotoscopia, separei uma camada apenas com o produto, apliquei um efeito de luz externa com coloração igual da referência de vídeo da luz UV do produto. Corrigi com máscaras para que o brilho ficasse apenas na parte inferior do produto.

​​​​​​​
Efeito 06 - Composição com 3D
Enquanto o se desenvolvia os modelos 3D animado do produto, usamos um frame de referência para que o Leonardo da equipe de vídeo pudesse criar essa base sem o produto para servir de background desfocado.
Com esse background foi possível importar a sequência em 3D animada, e com todo um trabalho de máscaras e de câmera 3D do after effects, encaixar e modelar o efeito 01 junto a animação.
O maior trabalho com esse modelo 3D foi aplicar a animação sobre o vídeo original, exigindo uma transição complexa mas suave entre o plano em movimento com o 3D saindo do plano e vindo para primeiro plano.
Parece simples ao apenas bater o olho, mas a movimentação de câmera do plano original foi bem dificultadora. No final da animação a ideia era voltar para a filmagem original, porém ficava muito evidente a diferença entre o modelo 3D e o produto, então na versão final do SHOT o produto que é apresentado sem desfoque no fundo ainda é o modelo 3D da animação.

Plano original:
Transição antes do modelo 3D vir para primeiro plano, com efeito de desfoque no fundo (repare a roda do produto e do modelo indicando diferença entre as duas imagens)
Plano final com o modelo 3D substituindo o produto.
Resultado:
Entregue todos planos trabalhados fechamos o vídeo, marcando um dos trabalhos mais complexos entregue para a empresa, e valorizando um produto importante para o portifólio da marca.
VFX - Aspirador WAP Magic (2023)
Published:

VFX - Aspirador WAP Magic (2023)

Published: