Simone Ruiz's profile

Escrita Criativa

Eu aprendi a andar de bicicleta quando era criança. Não tão criança assim.

Lembro da minha primeira bicicleta sem rodinhas. Era rosa clara, tinha garupa e cestinha. Seminova. 

Eu e minhas irmãs aprendemos a andar no quintal de casa, que era espaçoso, com a moça que ajudava a minha mãe nos afazeres de casa.

E então quisemos mostrar pros nossos pais o que tínhamos aprendido. Era noite. Eles sentaram no quintal e ficaram nos olhando. 

Eu ia bem. Mas em certo momento, perdi o controle e dei de cara no muro. Não me machuquei, mas lembro como fiquei envergonhada. Eu era a mais velha e a única que tinha "fracassado" na frente dos nossos pais. Esse foi o meu sentimento naquele dia.

Depois disso, praticamente não usei mais a minha bicicleta. O medo de falhar de novo me fez parar.

Até que há poucos meses senti a necessidade de me exercitar ao ar livre, depois de tanto tempo enclausurada. Eu precisava de uma atividade física de baixo impacto. Lembrei da bicicleta.

Resolvi tentar de novo. Pedi a ajuda do João. Montei na bicicleta depois de tanto tempo e saí. Não conseguia andar em linha reta, mas tudo certo. Achei que estava tudo sob controle e me distanciei dele. E aí, numa descida em um terreno irregular, o tombo veio!

Um corte no joelho. Mas dessa vez eu queria que o final fosse diferente. Voltei pra casa, lavei o ferimento e...saí com a bicicleta de novo.

Eu sabia que, se eu não fizesse isso imediatamente depois da queda, eu talvez nunca mais pedalaria de novo. Ou pelo menos demoraria mais outros tantos anos pra tentar mais uma vez.

Alguns meses depois, eu ainda não sou uma exímia ciclista. E provavelmente nunca serei. Mas eu não me privei de uma nova tentativa. Se não tivesse insistido, eu não teria essa foto hoje e o ciclismo não me daria tanto prazer. E talvez seja assim justamente por saber que o medo de falhar dessa vez não me paralisou.

E é isso que eu desejo pra você: a resiliência necessária pra lidar com as frustrações em qualquer área que seja e não desistir. Cair é um risco. No ciclismo e na vida. Se isso acontecer, levante e tente outra vez. Vai valer a pena.
Escrita Criativa
Published:

Escrita Criativa

Published:

Creative Fields