Danilo Lima's profile

O que dizer de tudo isso ou...

O PROGRAMA
O Programa de Formação de Palhaço para Jovens completa 14 anos em 2018 e oferece formação na linguagem do palhaço para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que desejam ingressar no mercado artístico. Tem foco na autonomia de criação, além de incentivar e disponibilizar conhecimentos práticos e teóricos para que os jovens possam implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura de boa qualidade e transformação social.
Com uma carga horária de 2.000 horas, o programa é referência na formação profissional artística de jovens e busca, além da formação profissional, ampliar o acesso dos jovens ao repertório artístico cultural, inserção no mercado de trabalho artístico e aborda questões sociais e políticas usando a Filosofia como base de pensamento. A formação é gratuita e implementada através de uma metodologia própria, que gera experiências significativas de ensino e de aprendizagem.
Um percurso e tanto trilhado pela turma 7, feita de jovens artistas oriundos das periferias de São Paulo e outras cidades. E, quando falo de periferia, quero ampliar o olhar para a sociedade em que vivemos, que estrutural e sistematicamente tenta impedir que rompam essa escrita decretada em suas vidas. Jovens que saem de suas “quebradas” para ganhar o mundo, pessoas comuns, que na busca de algo novo para suas carreiras e seus anseios dentro da arte, trazem em suas histórias as marcas de uma vivência na exclusão social e política. Mas este lugar talvez propicie possibilidades de criar algo novo para si e para os outros. Os excluídos inventam sua maneira de existir e, nesta busca, escolhem e chancelam sua escolha profissional: palhaçx. Esta figura que não se adequa aos mundos sociais vigentes, que critica, transforma, encanta, alegra, revela o humano de cada um. Uma nova geração de artistas, eu diria, que inventa outra maneira de existir, fura o sistema, vai quebrando paradigmas. Parabéns, jovens! O ofício da arte deve ser exercido sempre com dignidade e, em dois anos e meio de convivência, posso afirmar que isso vocês têm de sobra!
HERALDO FIRMINO​​​​​​​
Afinal, o que dizer de tudo isso? A cada dia um novo trilho, um novo vagão, olhares abertos a cada detalhe que salta às percepções, tantos caminhos percorridos nestes dois anos e meio de valiosos encontros. Construindo saberes, desconstruindo verdades, elucidando histórias ocultadas, buscando subverter as aparentemente falidas estruturas sociais. Chegam aqui artistas palhaçxs potentes e conscientes, convidando o público a vivenciar diferentes formatos de uma experiência artística. E que sigam trilhando novos rumos. Saravá!
Amanda Schmitz
SOBRE DOUTORES DA ALEGRIA
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. A partir das intervenções, a associação compartilha o conhecimento através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas.
O que dizer de tudo isso ou...
Published:

O que dizer de tudo isso ou...

Material de divulgação da circulação da 7ª turma do Programa de formação de palhaço para jovens dos Doutores da Alegria.

Published: