Najla Leroy's profile

Aquietar, aqui estar

Aquietar, aqui estar.

O projeto prático aqui apresentado foi desenvolvido ao longo do primeiro ano do Doutoramento em Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em que se conecta, simultaneamente, a pesquisa teórica com a prática artística suscitando diferentes reflexões que se articulam como contribuições para a investigação que se encontra no campo de interseção entre as Artes e o Design, oferecendo possibilidade de abertura para várias disciplinas interagirem, propiciando redes de conexões.
O conjunto de trabalhos em gravura desenvolvidos em ateliê utiliza como matriz embalagens cartonadas recicladas impressas sobre papel e tecido de algodão. Este estudo que se iniciou numa formação em Grabado Verde, com a artista Angélica Mirauda, aperfeiçoou-se sob a orientação da artista Joana Paradinha.
A série de gravuras intitulada “Estar” ilustra três posturas básicas da yoga, ornamentadas com folhagens do saudoso jardim da casa onde morei durante 30 anos. São asanas que fortalecem o “estar presente”, exercício pessoal de reflexão e busca do momento de vida atual.
O processo de desenvolvimento da série de gravuras propiciou o desdobramento do projeto para criação do livro de artista “Saudação Lunar”, que reutiliza as matrizes das folhagens conjugadas com as silhuetas da sequência da ioga “Saudação à Lua”. A poesia presente no livro é uma catarse escrita durante a última lua cheia de 2018, no jardim de casa.
Por acreditarmos que o livro de artista é um meio de exploração criativa em que o pensamento em design influencia o processo criativo, pretende-se na prática identificar a presença de uma metodologia processual e identificar as etapas do processo da criação artística pessoal.
Aquietar, aqui estar
Published:

Aquietar, aqui estar

Gravura em embalagem cartonada (tetrapack) impressa sobre tecido e papel de algodão.

Published: