Bernardo Horta's profile

SEDE CAU-BR / IAB-DF

*Concurso desenvolvido em parceria com Meius Arquitetura (Guilherme José e Giulianno Camatta), Pedro Lodi e Zargos Arquitetos.

A premissa de projeto baseia-se na identificação das potencialidades de Brasília, sob um panorama analítico de sua representatividade. A singularidade de seu Conjunto Arquitetônico, permeabilidade visual, simplicidade e iconicidade de seus traços, leveza e tenacidade de suas edificações. Para simultaneamente conceber uma edificação que não só represente seus usos, mas que seja também uma expressão complementar ao meio em que se insere. Sintetizar a essência da cidade e suas minúcias subjetivas, depreender as diretrizes icônicas do modernismo, compreender as demandas, unificando tudo em um único conceito para o edifício.

O acesso à edificação acontece a partir de três entradas que articulam e controlam as esferas mencionadas anteriormente. Um acesso exclusivo aos subsolos, outro definido por um eixo (passarela) de ligação entre a rua e as circulações verticais dos dois blocos e por último o acesso à praça criada no interior do edifício, trabalhado a partir da rampa proposta, trazendo a cidade para o interior da edificação, configurando a expansão do espaço público para dentro da edificação. A separação da edificação em dois blocos possibilita que ambos sejam iluminados e ventilados pelas duas faces de maior extensão além de permitir e definir a independência citada anteriormente. Tal estratégia permite também à criação de um vazio interno a edificação gerando o convívio entre os usuários.
SEDE CAU-BR / IAB-DF
Published:

SEDE CAU-BR / IAB-DF

Published:

Creative Fields